sábado, 14 de julho de 2012

Eliéte Cardinalli

Um pouco da história

Nascida no ano de 1953 em Dois Córregos, interior de São Paulo, formada em Artes Plásticas pela Fundação Educacional de Bauru, lecionou Educação Artística, foi Assistente Educacional do SESI-SP, hoje é cabeleireira, pinta, costura, faz tricô, artesanato e tudo o que passa por sua cabeça, além de cuidar da casa e da família. Morou também em São Paulo e em Mineiros do Tietê (SP), casou-se e teve duas filhas. Desde 1993 reside na cidade de São Carlos (SP), onde direcionou seu talento artístico para seu salão de beleza.

Em 2008, durante uma fase conturbada de sua vida, desmotivada e sem esperanças, novas experiências surgiram de maneira inédita. Primeiro despertou uma vontade de desenhar com carvão e, com apoio espiritual começaram a surgir de seus traços rostos, faces humanas. Foram milhares de desenhos, até que, incentivada por uma amiga, houve o reencontro com as telas e a pintura. Não parou desde então.


O processo

As formas brotam de maneira intensa, inspiradas pelas cores, reformulando o interior da artista. Surpreendentemente, os quadros surgem, fluem, muitas vezes pintados em poucos minutos ou horas. Por vezes, mais de uma tela por dia. 
Eliéte relata sua experiência de sentar em frente a uma tela, na grande maioria das vezes, sem saber o que irá pintar. Acredita e confia em uma ajuda e inspiração superiores a ela. E, assim, dá vida a imagens e a técnicas novas, diferentes e inéditas para ela, que, conscientemente, não sabe explicar de onde vêm.
Afirma que seus quadros são feitos para serem sentidos, na essência da individualidade de cada observador.


A retomada do trabalho artístico, consolidado com o trabalho e a crença espirituais, devolveu à artista o desejo de existir, de ser, de fazer, de ir em frente, e a certeza de que todos são amparados por algo divino, algo maior. E, ao pintar ou entregar um quadro a alguém, deseja que esses sentimentos sejam transmitidos, compartilhados e multiplicados pelas pessoas.


Agradeço a todos, visíveis ou não, que estão sempre ao redor, nos amando, nos apoiando e incentivando a cada passo da nossa vida
Eliéte Leite Guedes Cardinalli

2 comentários: